• Anuncie aqui
  • Colunistas do Blog
  • Privacidade e Políticas
  • Contato
segunda-feira, 15 de agosto de 2022
  • Login
Blog do Madeira
  • Home
  • Notícias
  • Cotidiano
  • Colunas
  • Memórias de Varginha
  • Contato
Nenhum Resultados
Ver todos os resultados
Blog do Madeira
  • Home
  • Notícias
  • Cotidiano
  • Colunas
  • Memórias de Varginha
  • Contato
Blog do Madeira
Nenhum Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
 

Você está em: Home » Memórias de Varginha » Varginha, um pouco de sua história.

Varginha, um pouco de sua história.

Este texto, escrito pelo jornalista Marcus Madeira, diretor deste blog, está disponível no site do IBGE e da Prefeitura de Varginha

Marcus Madeira por Marcus Madeira
23 de outubro de 2020
em Memórias de Varginha
A A
0
CompartilharCompartilharCompartilhar
PUBLICIDADE

Este texto, um pouco da história de Varginha, começa em 1.808. O príncipe João foge para o Brasil e escapa de Napoleão Bonaparte, o homem mais poderoso do mundo. A colônia de Portugal somava 3 milhões de habitantes. A economia girava em torno da agricultura e extração mineral, movidas à base de escravos.

Dentro desse contexto surge Espírito Santo das Catanduvas, um arraial no Sul de Minas com cerca de 1.000 pessoas. A criação do povoado é toda influenciada pela religiosidade e pelos costumes portugueses. O trânsito de tropeiros no Sul de Minas era permanente.

Entretanto, o desenvolvimento do núcleo ainda era lento. Em 1832, a população de Varginha era de exatos 1.855 habitantes, um crescimento de 85%, tímido para duas décadas e meia. 

A Igreja adquiriu as áreas no centro da futura cidade, que pertenciam ao casal D. Thereza Clara Rosa da Silva e capitão Francisco Alves da Silva.

Durante 43 anos Varginha foi um curato (aldeias com condições necessárias para se tornar o distrito de um município). As principais obras que marcam esse período são as construções de igrejas (Matriz do Divino Espírito Santo e Rosário). 

fotos antigas. história de varginha. acervo nico vidal
Varginha antiga. Foto do acervo Nico Vidal e Fundação Cultural de Varginha

Em 1º de junho de 1.850, o curato foi elevado à paróquia (ou freguesia, onde estão os fregueses da paróquia). Varginha experimentaria, então, o primeiro surto desenvolvimentista. Foram construídos os primeiros prédios públicos, como as duas primeiras escolas públicas e a cadeia.

A freguesia contava com 300 móveis, na avenida Rio Branco, rua Wenceslau Braz (rua da Chapada), Presidente Antônio Carlos (rua Direita), Delfim Moreira (rua São Pedro). Poucos resistem até hoje. 

O segundo boom

O segundo boom desenvolvimentista da cidade advém do fim da escravatura. Para substituir a mão-de-obra escrava, é firmado um acordo com a Itália, onde vários imigrantes deslocam-se de sua terra natal para o Brasil. A passagem era paga pelo governo brasileiro, em troca de cinco anos de trabalho na lavoura.  

fotos antigas. história de varginha. trabalhadores braçais e senhores de terra
Senhores e trabalhadores braçais.
fotos antigas. história de varginha. construção da antiga igreja matriz
Construção da antiga Igreja Matriz de Varginha

Em 1.888 a recém-criada cidade de Varginha recebeu a maior leva de imigrantes, 1.020 no total. Eram 806 italianos (toscanos, lombardos e venetos procedentes, em sua maioria, de campos e aldeias), mais portugueses, espanhóis, turcos e alemães.

Radicaram-se em Varginha, escrevendo uma das mais importantes páginas da história da cidade.

Século XX

O principal impulso dos imigrantes ocorreu inicialmente na agricultura. As duas culturas significativas eram a cana-de-açúcar e o café. A pequena vila contava com 113 estabelecimentos de beneficiamento de café no começo do século XX. Em 1.933, a cidade contava com seis engenhos e uma produção de 2 mil toneladas de cana-de-açúcar. 

O terceiro momento relevante do desenvolvimento de Varginha acontece com o início do funcionamento da linha férrea em Varginha, em 1.892 (no mesmo local onde está o prédio atual da estação ferroviária). A cidade recebia suas primeiras empresas e o movimento era intenso.

São dessa época duas obras básicas de infraestrutura: as primeiras obras de calçamento e a iluminação pública, de gás acetileno e postes de metal. 

  • Estação Ferroviária de Varginha
  • Estação Ferroviária de Varginha
  • Estação Ferroviária de Varginha
  • Estação Ferroviária de Varginha
  • Estação Ferroviária de Varginha

Com o aumento da população, surgem opções de lazer, na rua da Chapada (onde hoje fica o calçadão da Wenceslau Braz, na altura aproximada da loja Ponto Frio). O Theatro Municipal é inaugurado em 1.904; seis anos depois, no mesmo local, é aberto o Cinema Brasil, talvez o primeiro do Sul de Minas. Foi instalado pelo empreendedor capitão Pedro da Rocha Braga. A máquina era gerada por motor a querosene, desligado durante algumas sessões pela quantidade de fumaça. O cinema era itinerante, e o motor era levado em carro de boi a algumas cidades próximas.

fotos antigas. história de varginha. fabrica de manteiga.
Foto da Fabrica de Manteiga de Varginha. Titulada no jornal antigo de Varginha como “Nossa Industria”. A fábrica era do Sr. Villela & Comp. e ficava situada na praça da Estação. Fabricantes da afamada manteiga Paiva e Turmalina.
  • Cine Íris
  • Bar do Cine Íris, em 1914.
  • Primeira central telefônica de Varginha

Em 1.913 a Empresa Telefônica Varginhense interligava 150 aparelhos na cidade.  Aos poucos o perfil da economia agrícola vai cedendo espaço, ainda de forma tímida, para a indústria.

Interessante que todo o movimento econômico girava em torno da estação ferroviária. Como a Rua Alves e Silva, antiga Rua dos Comissários, durante muito tempo o centro comercial e financeiro de Varginha. Nesta rua funcionaram agências bancárias, Casa Navarra e a Associação Comercial de Varginha.

A Casa Navarra era o concessionário da Ford, comercializava materiais de construção, eletrodomésticos, materiais elétricos e era agente de grandes bancos na cidade, além de ter oficina eletromecânica própria.

O prédio onde funcionou a Associação Comercial foi posteriormente, durante muitos anos, o Clube Botafogo, reduto da boemia da cidade. O imóvel foi construído originalmente na década de 20 para sediar a Rebêlo & Alves, uma das primeiras empresas de café da região.

Durante longo período, funcionou ali o Banco do Distrito Federal. Homero Frota comprou a casa na década de 60. 

  • Casa Navarra, década 1950.
  • O Festival de Cinema realizado no Espaço Botafogo
    (Foto: Luiz Valeriano)

Continuando sobre a história de Varginha, no imóvel ao lado da Rebêlo & Alves (onde é atualmente uma residência), funcionava o Banco Hipotecário e Agrícola de Minas Gerais.

No quarteirão em frente à estação ferroviária (acima), funcionava o Hotel Megda, sucedido pelo Grande Hotel Maduro. Embaixo, havia armarinhos e secos & molhados.

  • Hotel Maduro
  • Hotel Maduro
  • Hotel Maduro
  • Hotel Megda
  • Hotel Megda

No imóvel de esquina onde funcionou o Museu Municipal ficava o Banco do Brasil. Ao lado, onde foi durante muitos anos a sede do Jornal Sul de Minas, ficava o Banco do Comércio e Indústria. Em frente, no local onde hoje há vagas para carros, os passageiros embarcavam nas “jardineiras” para viagens regionais. 

  • 1.947 “Jardineira” que fazia a linha Elói Mendes
  • “Jardineiras” estacionadas ao lado da Estação Ferroviária

Do lado de baixo da estação ferroviária ficava a Cervejaria Glacial Ártica, de propriedade da empresa Mello, Rezende Ltda. Em 1.927 contava “com a producção diária de quatro mil garrafas e trez mil kilos de gelo”. Também produzia o guaraná “O Futurista”. 

fotos antigas. história de varginha. cervejaria glacial ártica
Cervejaria Glacial Ártica, de propriedade da empresa Mello, Rezende Ltda

Mas, segundo os documentos que registram a história do município, o progresso de Varginha foi intensamente impulsionado após 1.925, com a visita do presidente do Estado, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada.

Na ocasião, o presidente assumiu um empréstimo no valor de 2.500 contos de réis, o equivalente a cem fazendas. O empréstimo possibilitou a terraplenagem e reestruturação completa da cidade, com o asfaltamento das principais ruas, iniciando em definitivo o processo de urbanização.

Nesse período surgiram importantes instituições para Varginha: os colégios Marista e Santos Anjos; Banco do Brasil; Hospital Regional do Sul de Minas; e a Associação Comercial de Varginha.   

fotos antigas. história de varginha. colégio santos anjos
Sala de aula do Colégio Santos Anjos. Foto: Marluce Reis Ramos Ribeiro

Quebra de 1929

Outubro de 1929. A quebra da Bolsa de Nova Iorque acentua a crise do café no Brasil. Nosso país fica atolado com uma produção de 21 milhões de sacas, bem maior do que a demanda. O governo dos Estados Unidos desiste do empréstimo de 50 milhões de dólares para os cafeicultores brasileiros. Apesar das dificuldades que sempre marcaram a cafeicultura, e mesmo neste momento particular, o café sempre foi considerado importante propulsor da economia local.

Com o tempo, a indústria cafeeira (beneficiamento e exportação) ultrapassou a produção (lavoura) na cidade. Varginha começa a se expandir. Novos bairros surgem. O primeiro deles, a Vila Barcelona, formado em sua maioria por operários. 

Na década de 50, Varginha possuía uma das praças de esportes mais bonitas e completas do Estado (hoje, VTC).

  • VTC – Varginha Tenis Clube
  • VTC – Varginha Tenis Clube
  • VTC – Varginha Tenis Clube

A cidade ainda se restringia ao “miolo” do centro. As casas terminavam na avenida Major Venâncio, no “Areião” (Fátima), na Vila Barcelona e nas Três Bicas. Bairros como Catanduvas, Jardim Andere, Bom Pastor ainda não existiam, eram considerados zona rural.  

fotos antigas. história de varginha. vista da vila paiva.
Varginha vista da Fazenda de Aristides Paiva, hoje Vila Paiva

Começam a ser criadas regionais dos governos estadual e federal. A era do ensino superior tem início em 1965, com a primeira escola de ensino superior (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras).

fotos antigas. história de varginha. dia da bandeira lions club.
Lions Club de Varginha comemora o Dia da Bandeira, em 1959

Varginha Educacional

Nos anos seguintes são criadas a Faculdade de Direito de Varginha, Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração, a Faculdade de Engenharia Mecânica (a hoje extinta Fenva) e a Fepesmig, que se tornou, depois, Centro Universitário do Sul de Minas. Mais recentemente, Unifenas e Unifal. 

Na década de 70 inicia-se o processo moderno de industrialização da cidade, notadamente durante as administrações dos prefeitos Eduardo Ottoni e Aloysio Ribeiro de Almeida. Foi nessa época que se instalaram em Varginha centros de educação profissional do SESI, SENAI, SENAC e, mais tarde, SEBRAE.

fotos antigas. história de varginha. inauguração colégio catanduvas
Inauguração Colégio Catanduvas

Nas décadas seguintes, essas instituições garantiram a formação de mão-de-obra qualificada para cidades do Sul de Minas, o que ocorre até hoje. A instalação das universidades foram muito importantes para o desenvolvimento da cidade contribuindo para a história de Varginha na área educacional.

O parque industrial contemporâneo de Varginha começou a tomar forma com empresas como Café Bom Dia, Pólo Films, Plavigor, FL Smidth, Heatmaster, Moinho Sul Mineiro, CBC e Cooper Standard.

fotos antigas. história de varginha. desenvolvimento

Varginha no século XXI

Mais recentemente, durante as administrações de Antônio Silva e Mauro Teixeira, foram instaladas empresas como Philips-Walita, Coleção, Flexfor. A história de Varginha entrava definitivamente na era industrial.

Como já citado neste texto, a vocação agrícola de Varginha foi sendo substituída pela indústria e prestação de serviços. O mesmo ocorreu com o café. Hoje, os números da torrefação e da exportação do café são extremamente mais expressivos do que a lavoura do município.

Essa adaptação ao mercado e aos novos tempos permitiu à Varginha ser a segunda praça de comércio de café do mundo, só perdendo para Santos, no litoral de São Paulo. 

Mesmo com todos os números e conquistas, Varginha não é mais a maior cidade da região nem a mais rica. Apesar de possuir um parque industrial considerado, uma rede de saúde significativa, e a principal rede de serviços públicos na região, amarga a terceira posição na economia do Sul de Minas.

Cabe a Varginha enfrentar o desafio de promover o desenvolvimento sustentável, oferecendo emprego a seus moradores na mesma proporção que o lazer e serviços sociais. Sem perder qualidade de vida.

A história de Varginha continua sendo escrita. Com a participação do leitor.

Jornalismo colaborativo: fale com a gente.

emeio e whatsapp?


Comentários

Tags: Antônio Carlos Ribeiro de AndradaAssociação Comercial de VarginhaBanco do Distrito FederalBanco Hipotecário e Agrícola de Minas GeraisBar CapitólioCasa NavarraCervejaria Glacial ÁrticaCine ÍrisCinema BrasilClube BotafogoColégio CatanduvasColégio dos Santos AnjosCrise de 29Empresa Telefônica VarginhenseEspírito Santo das CatanduvasEstação Ferroviáriaguaraná O FuturistaHotel MaduroHotel MegdaIgreja MatrizImigração ItalianaJardineirasJornal Sul de MinasMuseu MunicipalNico VidalSul de MinasTheatro MunicipalVarginhaVarginha AntigaVTC - Varginha Tênis Clube
CompartilharEnviarCompartilharEscanear
 

Blog do Madeira no Google News

Acompanhe as notícias de Varginha e Sul de Minas e muito mais na palma da sua mão.

Siga-nos

Próxima Matéria

IPVA 2022 congelado em Minas Gerais

Marcus Madeira

Marcus Madeira

Jornalista profissional, advogado, cerimonialista. Escreve sobre política desde 1993. Diretor do Jornal Folha de Varginha e Blog do Madeira. Servidor municipal. Comendador do Mérito Legislativo de Minas Gerais. Membro da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC). Diretor da Abraço e Membro do Conselho Voluntário do Vida Viva. Comentarista político da Rádio Clube de Varginha (99,3 FM). Apresenta o Blog ao Vivo (segunda a sexta, 9h). Cozinha pra família nos finais de semana (às vezes fica bom). Cruzeirense, apesar de tudo.

Publicações Relacionadas

Social etiqueta: formaturas e aniversários
Social Etiqueta

Social etiqueta – Feliz dia dos pais

13 de agosto de 2022
Projeto EducaVisa promove ações educativas para proteger a saúde da população
Utilidade Pública

Projeto EducaVisa promove ações educativas para proteger a saúde da população

13 de agosto de 2022
Sebrae abre inscrições para programa de estágio
Emprego

Sebrae abre inscrições para programa de estágio

12 de agosto de 2022
Hospital Bom Pastor promove leilão na próxima semana em Varginha
Utilidade Pública

Hospital Bom Pastor promove leilão na próxima semana em Varginha

12 de agosto de 2022
Vagas de emprego em Varginha
Emprego

Empresas de Varginha abrem vagas para seis funções

12 de agosto de 2022
Em cartaz! Confira a programação do Cinemark em Varginha
Cinema

Em cartaz! Confira a programação do Cinemark em Varginha

12 de agosto de 2022
Próxima Matéria
Quem não pagou o IPVA 2022 pode parcelar dívida em até 12 vezes

IPVA 2022 congelado em Minas Gerais

VAF – Varginha cresceu três vezes mais do que segundo lugar na região

Segunda-feira não é feriado em Varginha

Leitor do blog tem 15% de desconto na feira pela internet

Leitor do blog tem 15% de desconto na feira pela internet

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMENTÁRIOS RECENTES

  • Edy Marques em Varginha realiza carreata pró-Bolsonaro dia 7 de setembro
  • paulo em Domingo tem campeonato de futebol amador em Varginha
  • semprealerta em Vereador Dandan cobra asfalto e reabertura de via que liga Vargem ao Cefet
  • Edy Marques em Prefeitura pede para dono retirar carro para asfaltar rua
  • renato em Varginha realiza carreata pró-Bolsonaro dia 7 de setembro
PUBLICIDADE
 
 
 
PUBLICIDADE
 
 

Portal de notícias sul-mineiro com publicações diárias de tudo que acontece em Varginha e no Sul de Minas. Fundado em 14 de dezembro de 2007 pelo jornalista profissional, advogado e radialista Marcus Madeira, o Blog do Madeira é, há 6 anos consecutivos, eleito pelos internautas o melhor portal de notícias de Varginha, segundo pesquisa de opinião do projeto Minha Melhor Empresa.

Somos associados à

Site Seguro

  • Anuncie aqui
  • Colunistas do Blog
  • Privacidade e Políticas
  • Contato

© 2007 - 2021 Blog do Madeira - Portal desenvolvido por Bloom Comunicação.

Nenhum Resultados
Ver todos os resultados
  • Todas Notícias
  • Colunas
  • Anuncie no Blog do Madeira
  • Contato

© 2007 - 2021 Blog do Madeira - Portal desenvolvido por Bloom Comunicação.

Seja bem vindo!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Login

Adicionar nova playlist