Sabe quando você conhece um lugar incrível? Um lugar tão incrível que você gostaria que todos aqueles que ama um dia pudessem conhecer? Essa sensação define a Cachoeira do Fundão, em São João Batista da Serra da Canastra.
Mas não foi beeeeeem assim desde o começo não. Neste post vamos contar tudo pra vocês.
Iniciando a busca pela Cachoeira do Fundão
São João é um povoado cercado de belezas naturais, porém é mais distante e o acesso é um pouco complicado e por isso faltam muitas informações. Chegando lá fomos conversando com o pessoal pra então decidir ao certo os lugares que iríamos conhecer. Essa cachoeira já estava na lista, mas como as informações sobre o acesso ao lugar eram bem confusas ainda não sabíamos se conseguiríamos chegar lá!
Alguns diziam que era impossível o acesso de carro a não ser os veículos 4X4. Outros informaram que era possível parar o carro até certo ponto e depois seguir por uma trilha. Ao mesmo tempo, nos informaram que essa trilha era muito longa, demorada e difícil. Os mais otimistas disseram que era bem tranquila e fácil de encontrar, mas como todos sabem o “ali” de mineiro é bem duvidoso. Para alguns pode ser logo ali mesmo, mas depende muito da perspectiva de quem passar a informação…
Enfim, eram muitas dúvidas, muitas mesmo! Sem contar as pessoas nos desanimando e dizendo que não iríamos conseguir. Foi então que mesmo com tantas incertezas decidimos arriscar, mas arriscar com consciência. Nos preparamos na noite anterior e resolvemos que se o tempo amanhecesse bom iríamos tentar chegar até a cachoeira.


O dia D
E não é que São Pedro caprichou? Parece que tem dias em que tudo conspira a favor, não é mesmo? O dia amanheceu lindo e lá fomos nós tentar encontrar a famosa cachoeira do Fundão. Com gasolina suficiente, muita água, comida, roupas adequadas, protetor solar e mapas decidimos #partir.
O acesso principal é pela portaria 2 do Parque Nacional da Serra da Canastra. Da portaria até a cachoeira são 19km ao todo. Sem veículo 4×4 dá para percorrer 14km. Fomos até onde deu e então pegamos as coisas e pé na estrada.
Parque Nacional da Serra da Canastra – Portaria 2
Trilha
O começo da trilha é por uma estrada de terra mesmo. Logo você vai avistar a cachoeira lá longe, pequenininha. Vai pensar: Meu Deus, não pode ser essa, está longe demais! Mas não desanime, você vai andar só mais uns 5km sendo 3km de estrada de terra e 2km de trilha. Capriche no protetor solar e na água porque a trilha é bem aberta e se estiver muito calor será um pouco desgastante.




Depois de passar por uma trilha mais fechada, porém bem curta você já vai ouvir o barulho da água. E é aí então que, chegando na cachoeira, você terá uma visão ma-ra-vi-lho-sa! A queda tem aproximadamente 80m rodeada por um poço enorme para banho. Águas transparentes e natureza muito preservada ajudam a compor esse visual de tirar o fôlego. Vale muito a pena todo o esforço!
Curta bastante o lugar e aproveite pra dar aquele mergulho, mas não deixe pra voltar muito tarde. Não esqueça que tooooodo o caminho percorrido até lá você terá que passar na voltar e isso significa morro atrás de morro, já que a ida é apenas de descidas.






Essa e outras viagens você confere no instagram @mochileirosdeminas.