• Anuncie aqui
  • Colunistas do Blog
  • Privacidade e Políticas
  • Contato
terça-feira, 28 de junho de 2022
  • Login
Blog do Madeira
  • Home
  • Notícias
  • Cotidiano
  • Colunas
  • Memórias de Varginha
  • Contato
Nenhum Resultados
Ver todos os resultados
Blog do Madeira
  • Home
  • Notícias
  • Cotidiano
  • Colunas
  • Memórias de Varginha
  • Contato
Blog do Madeira
Nenhum Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
 

Você está em: Home » Geral » Saúde » Anvisa aprova uso emergencial de novo remédio contra covid-19

Anvisa aprova uso emergencial de novo remédio contra covid-19

Redação por Redação
5 de maio de 2022
em Destaques do Dia, Saúde
A A
0
Anvisa aprova uso emergencial de novo remédio contra covid-19

Foto: Canva Pro

CompartilharCompartilharCompartilhar
PUBLICIDADE
 

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial do medicamento contra a Covid-19 Molnupiravir.

A aprovação por unanimidade ocorreu nessa nessa quarta-feira (4/5).

O antiviral em cápsulas é produzido pela empresa farmacêutica norte-americana Merck Sharp & Dohme (MSD) e deve ser usado apenas com prescrição médica. Ele é direcionado a pacientes adultos que não precisam de oxigênio suplementar e apresentam risco elevado de agravamento da doença, como é o caso das pessoas com comorbidades.

Para ser distribuído na rede pública brasileira, o medicamento deve passar agora por uma nova etapa que envolve a avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

O Molnupiravir já foi autorizado em 17 países, entre eles, Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Europa.

No início de março, teve ‘recomendação condicional’ por parte da Organização Mundial da Saúde (OMS), o que significa que a segurança do medicamento permanece sendo monitorada.

Contraindicação

O Molnupiravir não é indicado para menores de 18 anos,  para mulheres grávidas ou que amamentam e para pacientes que já estejam hospitalizados.

Altas doses do medicamento podem afetar o crescimento e o desenvolvimento do feto.

Entre os efeitos colaterais, estão: náusea, enxaqueca e dor de cabeça.

O medicamento não substitui a vacina contra a Covid-19

De acordo com o diretor presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, “a autorização temporária e emergencial é apenas para oferecer mais uma opção ao Ministério da Saúde no enfrentamento da covid 19 e que em absoluto versa por substituir a ferramenta vacinal, que cada vez mais tem se mostrado importante arma de combate ao vírus. ”

A relatora do processo, diretora Meiruze Freitas, também afirma que a vacina ainda é a melhor opção na luta contra a Covid: “Reitero que a vacinação continua sendo a melhor estratégia para evitar a covid grave, hospitalizações e óbitos. Aqueles que não completaram o curso completo de vacinação têm mais chances de apresentar sintomas moderados ou graves em comparação com aqueles que receberam um reforço, especialmente os mais vulneráveis”.

Meiruze ainda destaque que: “A pandemia apenas ficará sob controle com medidas preventivas, especialmente a vacinação, e ferramentas terapêuticas eficazes e com possibilidade de amplo acesso.”

Transferência de tecnologia

Em nota, a empresa farmacêutica norte-americana MSD informou que negocia a transferência de tecnologia do antiviral para que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) seja a responsável pela produção no país. Segundo a empresa, também será analisada a possibilidade de estudos com o Molnupiravir para infecções virais, como dengue e chikungunya.

Outros medicamentos

Em março a Anvisa autorizou o uso emergencial do Paxlovid, antiviral oral contra a Covid-19 da Pfizer. O remédio é indicado na fase inicial da doença para pacientes com alto risco de evoluir para casos graves.

Em abril, o Ministério da Saúde aprovou o medicamento baricitinibe para o tratamento da Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS). Ele é indicado para adultos hospitalizados que precisam de oxigênio por máscara ou cateter nasal e casos de necessidade de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva.

Comentários

Tags: baricitinibeCOVID-19Molnupiravirnovo medicamento covid-19Paxlovid
CompartilharEnviarCompartilharEscanear
 

Blog do Madeira no Google News

Acompanhe as notícias de Varginha e Sul de Minas e muito mais na palma da sua mão.

Siga-nos

Matéria Anterior

Confira as vagas de emprego na RTS em Varginha

Próxima Matéria

Abraço agradece empresas parceiras por doação para oficina de páscoa

Redação

Redação

Portal de notícias sul-mineiro com publicações diárias de tudo que acontece em Varginha e no Sul de Minas. Fundado em 14 de dezembro de 2007 pelo jornalista e radialista Marcus Madeira, o Blog do Madeira é, há 6 anos consecutivos, eleito pelos internautas o melhor portal de notícias de Varginha, segundo pesquisa de opinião do projeto Minha Melhor Empresa (ACIV).

Publicações Relacionadas

COVID-19: Mais de 7 mil varginhenses ainda não se vacinaram
Saúde

COVID-19: Mais de 7 mil varginhenses ainda não se vacinaram

20 de junho de 2022
Adolescentes de 12 a 17 anos podem tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19
Saúde

Adolescentes de 12 a 17 anos podem tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19

2 de junho de 2022
Boletim semanal da Covid-19 confirma mais três óbito em decorrência da doença
Destaques do Dia

Varginha confirma duas mortes por Covid-19

27 de maio de 2022
Eventos acima de 300 pessoas devem exigir certificação vacinal contra a Covid em Varginha
Saúde

Eventos acima de 300 pessoas devem exigir certificação vacinal contra a Covid em Varginha

27 de maio de 2022
Boletim semanal da Covid-19 confirma mais três óbito em decorrência da doença
Saúde

Secretaria Municipal de Saúde divulga números da Covid-19 em Varginha

13 de maio de 2022
Central Municipal de Vacinas é o único ponto de imunização contra a Covid nesta sexta e sábado
Saúde

Pessoas de 12 anos ou mais podem tomar a vacina contra a Gripe e Covid-19 no mesmo dia

7 de abril de 2022
Próxima Matéria
Abraço agradece empresas parceiras por doação para oficina de páscoa

Abraço agradece empresas parceiras por doação para oficina de páscoa

Neste sábado tem coleta de sangue em Varginha

Neste sábado tem coleta de sangue em Varginha

Tapeçaria Princesa em novo endereço

Tapeçaria Princesa em novo endereço

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMENTÁRIOS RECENTES

  • Sergio em Absurdos eleitoreiros
  • critico em Motociclista fica gravemente ferido em acidente na Rua Tiradentes
  • Porco Caipira em Absurdos eleitoreiros
  • Sergio Souza em Alguém muito forte está dando uma força
  • Sebastião em Zema se reúne com Forças de Segurança para discutir ataque a banco em Itajubá

Portal de notícias sul-mineiro com publicações diárias de tudo que acontece em Varginha e no Sul de Minas. Fundado em 14 de dezembro de 2007 pelo jornalista profissional, advogado e radialista Marcus Madeira, o Blog do Madeira é, há 6 anos consecutivos, eleito pelos internautas o melhor portal de notícias de Varginha, segundo pesquisa de opinião do projeto Minha Melhor Empresa.

Somos associados à

Site Seguro

  • Anuncie aqui
  • Colunistas do Blog
  • Privacidade e Políticas
  • Contato

© 2007 - 2021 Blog do Madeira - Portal desenvolvido por Bloom Comunicação.

Nenhum Resultados
Ver todos os resultados
  • Todas Notícias
  • Colunas
  • Anuncie no Blog do Madeira
  • Contato

© 2007 - 2021 Blog do Madeira - Portal desenvolvido por Bloom Comunicação.

Seja bem vindo!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Login

Adicionar nova playlist