A II Conferência Municipal de Saúde Mental será neste mês no dia 21, das 9h às 17h. A conferência elegerá oito delegados (quatro usuários, dois trabalhadores e dois gestores) para a etapa estadual. Além disso, a conferência poderá eleger oito propostas de nível nacional e 12 propostas para o nível estadual, além de propostas para o nível local, referentes ao serviço de saúde mental no SUS.
O Conselho Municipal de Saúde de Varginha, através de sua Comissão Intersetorial de Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica, realiza o evento. O tema da conferência é “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela Defesa do Cuidado em Liberdade, Rumo a Avanços e Garantia dos Serviços da Atenção Psicossocial no SUS”.
Haverá uma apresentação cultural de Harmonia Enlouquece, do Rio de Janeiro, e ainda estarão presentes os conferencistas convidados Ana Marta Lobosque, psiquiatra de BH, Lourdes Machado, psicóloga de BH, e Paulo Amarante, psiquiatra do Rio de Janeiro.
A conferência contatará com os seguintes eixos:
- Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania;
- Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;
- Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;
- Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
As inscrições podem ser feitas pelo site do Conselho Municipal de Saúde de Varginha. Os inscritos receberão o link da plataforma do Google Meet por e-mail, para participação direta, nas vésperas do evento. As formas de votação nos delegados e propostas, bem como as discussões sobre essas, serão publicadas em breve, através do regimento interno da conferência!
O canal do Conselho no YouTube transmitirá o evento de forma online e gratuita.