O documento que oficializou a parceria foi assinado nessa quarta-feira 19/1, na Secretaria Municipal de Saúde.
O termo de cooperação envolve Unimed (que fará as consultas por meio dos médicos cooperados), a Fundação Rocha Braga (mantenedora da Unimed) e Secretaria Municipal de Saúde (que fará a triagem dos pacientes).
O presidente da Fundação Rocha Braga é o médico Marçal Paiva de Figueiredo. Ele explicou que essa doação feita pela Unimed é uma contrapartida social que a fundação realiza, tendo em vista que parte do terreno onde hoje fica o Hospital Humanitas foi cedido pelo Município e é utilizado em comodato pela Unimed.
“Além das consultas que serão feitas gratuitamente a pacientes do SUS, a Fundação Rocha Braga equipou o Lar São Vicente de Paulo com equipamento de energia fotovoltaica, gerando uma economia de R$ 9 mil/mês àquela instituição”.
Dr. Marçal também informou que a Unimed destina 2 geriatras para realizaram atendimentos duas vezes por semana no Lar São Vicente de Paulo.
E mantém um convênio com o Hospital Bom Pastor, para custear exames especializados para pacientes com câncer.
O presidente da Unimed, o médico Paulo Roberto Swerts disse que: “É uma ação boa para o Município, para a população e para a Unimed, pois o Sistema Unimed Brasil cobra isso, ações de sustentabilidade. O sistema cooperativista é o segundo que mais emprega no mundo, só perde para o rural”.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cláudio Miranda disse que essa parceria é fundamental, pois abrevia a espera da população à atenção secundária, onde existe um gargalo para o atendimento à população carente.
O vice-prefeito Leonardo Ciacci destacou a importância das ações sociais da Unimed e disse que o Município espera que essas parcerias continuem.
O médico Alexandre Peloso, membro da diretoria da Unimed local, deu os parabéns ao poder público e disse que o projeto de Varginha está se tornando um modelo para outras unidades da Unimed.
O prefeito Vérdi Lúcio Melo agradeceu a Fundação Rocha Braga e a Unimed pela parceria e todos os profissionais de saúde, pública e privada, pelo desdobramento desde o início da pandemia.
Vérdi também disse que é preciso valorizar o terceiro setor: “São parcerias fundamentais. Desejo a outras cidades o mesmo êxito, quanto mais todas as cidades aperfeiçoarem seu sistema de saúde, menor vai ser a dependência entre os municípios”.
Ao blog, o secretário Armando Fortunato disse que a triagem será feita por carência e necessidades dos pacientes. “Momento inédito e exemplar de integração SUS (Rede Pública) e Fundação Rocha Braga (Unimed: Rede Privada), assinatura de Termo de Cooperação com liberação/doação de 1200 consultas/ano para a comunidade Varginhense, nível secundário de especialidades nos consultórios particulares, remuneradas pela Unimed. Importante PPP (Parceria Pública e Privada) 1: SUS: universalidade; 2: Cooperativismo: Equilíbrio e Compromisso Social. Muito obrigado colegas médicos cooperativistas”.