Atendendo a uma proposta do vereador Dandan, foi entregue nessa segunda-feira (13/6) o Título de Cidadania Honorária Varginhense ao professor José Lourenço Matias.
Lourenço é natural de São Lourenço e filho de Sebastião Matias e Nadir Eva Matias, ambos falecidos.
Ele é irmão de Silvana, Simone e Jaques e casado com Adriana de Fátima Tana Matias há 25 anos e pai de Pedro Henrique de Oliveira Tana.
“Hoje pra mim, é um dia especial. Lourenço foi meu professor de Educação Física na escola, então tenho uma responsabilidade enorme por falar em nome de todos os seus alunos e ex-alunos. E começo agradecendo por tudo que fez e faz por nossa cidade”, disse o vereador Dandan, autor da homenagem.
Aos 11 anos de idade, Lourenço ajudava a família vendendo picolé e engraxando sapato. Em Varginha, estudou na Escola Brasil, no Polivalente e no Camilo Tavares e sua ligação com o esporte, especialmente com o futebol, sempre foi muito próxima.
Quando chegou em Varginha, treinou no Santos, do treinador Zequinha. Depois jogou no Nacional da Vila Ypiranga. Na sequência foi para o Curitiba, dirigido pelos populares Dendeia e Sr. Gabriel e finalizou jogando no Barcelona, sendo campeão da cidade como jogador.
Na vida profissional, trabalhou na oficina de refrigeração e manutenção elétrica que seu pai tinha e, também, trabalhou na fazenda do avô materno. Foi frentista e porteiro do Pronto Socorro, época em que graduou-se em Educação Física.
José Lourenço atuou como recreador e árbitro de futebol/futsal durante muitos anos. Começou como estagiário no SESI e passou a funcionário. Por lá trabalhou com ginástica laboral, professor de natação e futsal. Foram aproximadamente 21 anos trabalhando no SESI.










Em escolas trabalhou na Escola Estadual Afonso Pena, E.E Professor Antônio Domingues Chaves, E.M Professora Maria Aparecida Abreu e na E.M Professora Helena Reis – Caic II.
Assumiu o cargo efetivo na Semel como técnico desportivo em 2011. A partir de então atuou como técnico de futsal, natação, hidroginástica, ginástica para terceira idade e técnico de futebol.
Como professor conquistou vários títulos do Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) em diversas modalidades, principalmente na modalidade de futsal masculino.
Na Semel foram várias conquistas representando Varginha no futebol, em torneios regionais e agora atua na parceria da Semel com o VEC na disputa do Campeonato Mineiro de Futebol Sub15 e Sub17.
“Só tenho gratidão pela cidade de Varginha. Meu muito obrigado a todos que nos acolheram. Receber esse título é uma honra enorme e me faz ainda mais responsável por tudo que ainda tenho que fazer. Obrigado,” declarou o homenageado.