Na manhã desta sexta-feira (8/4), recuperandos e voluntários da APAC de Varginha (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) plantaram mudas de árvores na sede da instituição.
As mudas de árvores foram doadas pela Fertipar, por intermédio do Blog do Madeira.
No total da campanha foram 125 mudas de ipês, pau-brasil, sibipiruna, flamboyant e pau-ferro: “As primeiras mudas foram doadas para os leitores do blog. Outras foram plantadas pela Fertipar às margens do córrego que passa ao lado da empresa e, hoje, doamos essas mudas à APAC. É, também, uma ação simbólica. A gente espera que, em breve, essas mudas estejam grandes e florescendo, assim como a APAC está gerando bons frutos e ampliando suas instalações”, disse o diretor do Blog do Madeira, jornalista Marcus Madeira.
O encarregado administrativo da APAC, Anderson Ferreira agradeceu em nome da instituição: “A Fertipar e o Blog do Madeira são grandes parceiros e incentivadores do meio ambiente. Ninguém é irrecuperável! O trabalho através das mãos dos recuperandos, contribuindo para um mundo bem melhor!”.
“Esta parceria é muito importante e vem em boa hora para a APAC Varginha. As mãos que outrora foram utilizadas para o crime, hoje estão plantando vida”, disse o presidente da APAC, João Paulo Figueiredo Martins.
A APAC de Varginha foi inaugurada em maio de 2019. Atualmente está com 38 recuperandos, como são chamados os detentos que cumprem pena e trabalham ali. O imóvel possui 35 mil m² e uma área construída de 1.000 m². Todos os recuperandos possuem tarefas e horários, de 6h até 22h, quando vão para a cela, dormir. Os detentos que não se adequam à rotina, voltam para o presídio.
Detalhe: ali não tem nenhum guarda e são os próprios recuperandos que tomam conta da instituição, sob supervisão de pessoas designadas pela APAC. O presidente é o advogado João Paulo Figueiredo Martins. Também participaram do plantio o voluntário e um dos fundadores da APAC de Varginha, Gilmar Machado e recuperandos da instituição.





