O projeto “Thirst for Change – Sede de Mudança” dos alunos do Colégio Ágape Dom de Varginha foi o vencedor do Desafio Unplastify. O desafio teve a participação de escolas da Argentina, Brasil, Colômbia, Equador e México.
O resultado foi divulgado nessa terça-feira (23/11) após a apresentação dos alunos e votação dos organizadores. A equipe vencedora é formada pelas alunas do 1º ano do Ensino Médio, Júlia Retes Carvalho, Gabriela Comunian Damasceno, Sophia Silvério Santos e Yasmin Silva Davanzo Rosário.
O projeto dos alunos propôs a substituição de copos plásticos por canecas ou squeezes dentro do Colégio e empresas que apoiaram o projeto, reduzindo internamente o uso dos copos plásticos.
Outro projeto apresentado foi “Use Your Smile to Change the World – Use Seu Sorriso Para Mudar o Mundo”, que ficou em 7º lugar no desafio. Ele propôs a substituição das escovas de dente de plásticos por escovas de bambu. A equipe inclusive vendou escovas de bambu pelo colégio.
Nossa repórter Isabela Simões entrou em contato com Tatiana Kelly Caetano, Diretora Bilíngue do Colégio Ágape, para falar sobre o desafio.


Como foi participar do desafio?
O desafio foi algo diferente, que mudou nosso mindset, porque a preservação do meio ambiente é um tabu. É algo lindo que as pessoas não tomam consciência, né, do que fazer para eliminar o plástico. O desafio foi mudando principalmente a mentalidade dos alunos, porque mesmo que foram convidados apenas alunos de 15 a 16 anos, ele fizeram um projeto que impactou todo o colégio e algumas empresas ao redor sobre tirar o plástico, o tempo que o plástico demora para se decompor e o prejuízo que isso causa ao meio ambiente.
O que os alunos ganharam?
Nós tivemos dois grupos: um da escova de dente e outro do copo plástico. O do copo ficou em primeiro lugar, já o da escova de dente ficou em sétimo lugar. Os prêmios ainda não foram divulgados, mas eles estão nos enviando. O foco do projeto mesmo não é em ‘grandes prêmios’, mas sim em conscientizar a população.
Qual a experiência de participar do desafio?
A experiência foi viver isso, tanto que alguns alunos, não só os copos plásticos, mas as sacolinhas plásticas deixaram de ter em casa. Nós temos testemunhas de alguns pais que disseram que os filhos correm pra colocar as compras em caixas de papelão pra eliminar o uso da sacolinha. Outros alunos já não usam mais escovas de dente de plástico, só de bambu. Então temos vários testemunhos de crianças que começaram a mudar e gerar alerta aos pais referente ao uso do plástico.
Como foi para você participar e orientar os alunos?
O projeto foi todo em inglês. Para o desafio nós tivemos uma mentora fluente que morou nos Estados Unidos por sete anos. Ela acompanhou os alunos. Foram três meses de desafio, toda semana tinha reuniões para projetos e estavam lá ela e os alunos conversando em inglês. Uma hora ela ajudava a traduzir, outra hora os alunos conheciam um pouquinho o inglês. Tiveram várias interações durantes esses meses.
Eu contribui gerando networking, falar com algumas empresas, ajudar os alunos a divulgar e chamar algumas autoridades que conheço para poder ajuda-los a fazer a divulgação, mas eles tiveram a maioria do trabalho.
O desafio tinham quantas escolas? Outras escolas brasileiras também participaram?
Para o desafio entraram 60 escolas, só que o projeto começou mesmo com 37, porque não é só entrar, eles devem participar das reuniões e das tarefas para que eles sejam participantes ativos. Então foram 60 escolas e 8 países, porém ativos que participaram todo o tempo foram 37 escolas e 5 países.
Outras escolas brasileiras também participaram. Este ano foi o primeiro ano que o Brasil entrou. Antes eram só países que falavam espanhol. Este ano o Brasil entrou e eles mudaram a língua para inglês. Então o projeto foi em inglês este ano, enquanto nos anos anteriores era em espanhol.
O que representa para a escola esse prêmio?
Para a escola, esse prêmio, esse primeiro lugar é muito importante, porque isso mostrar que o Colégio Ágape pode ser um diferencial na cidade através de seu ensino. Dentro desse desafio, nós trabalhamos quatro habilidades na vida do aluno, que são liderança, cooperação, comunicação e impacto positivo. Então também foi um projeto muito importante para a escola, porque o resultado nós vimos aí na educação bilíngue, mostra que essa educação tá valendo a pena, mesmo o colégio tendo apenas dois anos. Nos outros países os alunos tinha uma fluência fenomenal, mas nós conseguimos apresentar. Inclusive tem o vídeo da final no YouTube dos nossos alunos apresentando em inglês, o que nos deixou muito felizes. Mostras que estamos no caminho certo na educação bilíngue dos nossos alunos.