A cidade de Passos, aqui no Sul de Minas Gerais, foi a escolhida para sediar a nova fábrica da cervejaria Heineken.
O protocolo para a instalação do complexo produtivo será assinado ainda hoje (27/4), com a presença do governador Romeu Zema. A solenidade também contará com a presença do procurador-geral de Justiça do Estado, Jarbas Soares Júnior.
A previsão é de investimento no valor de 1,8 bilhão de reais. Segundo a Associação Comercial da cidade, mais de 350 empregos diretos serão gerados.
De acordo com o deputado estadual Cássio Soares, que tem Passos como uma de suas bases eleitorais, a Heineken escolheu Passos porque reúne características que favorecem a industrialização e o escoamento de mercadorias da empresa.
A empresa divulgou que um dos principais motivos é a proximidade à represa de Furnas, que possui “água em abundância”.
A fábrica será construída às margens da MGC-146, que liga Passos a São João Batista do Glória, em uma região que hoje abriga uma plantação de soja.
Desistência da região metropolitana
Inicialmente, a cervejaria iria se instalar em Pedro Leopoldo, na região metropolitana de Belo Horizonte, mas desistiu por pressão de ambientalistas e embargo da obra pela Justiça.
Pedro Leopoldo possui um importante sítio arqueológico. O projeto da fábrica da cervejaria ficava a 800 metros da região da Lapa Vermelha, onde o crânio do fóssil humano mais antigo das Américas foi descoberto, em 1975.
Entre as cidades mineiras que concorriam pela fábrica estavam Uberaba, Patrocínio, Frutal, Ouro Preto, Mariana e Santa Rita do Sapucaí.
Em 27 de dezembro de 2021, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Varginha, Juliano Cornélio, afirmou que a cidade estava no páreo pela cervejaria, porém em nenhuma lista (da internet) consta a intenção de Varginha nessa disputa.
Relembre a entrevista exclusiva do secretário:
O que me chamou atenção foi a informação “… em nenhuma lista (da internet) consta a intenção de Varginha nessa disputa”. Se for correta, e se realmente Varginha não entrou no páreo, minha duvida: será que o prefeito está fazendo estória?! Lembram da fabrica de colchões…mil empregos?!
Agora, é muito difícil, dolorido, frustrante para nós Varginhenses raízes ficarmos a vários anos apenas assistindo outros municípios recebendo investimentos e Varginha, nada, ou quase nada!! Principalmente, quando olhamos o passado, década de 70, o crescimento industrial que por aqui reinava. Evidente é que nem todos investimentos sejam destinados pra cá, mas, também em comparação com outras cidades é abissal. E, sempre o motivo da escolha é a tal logística, ah… cidade tal é próxima da rodovia tal…cidade tal é próxima das capitais X, Y, Z , será que Varginha não tem nada a oferecer?
Bem… para não me alongar mais, parabenizo a cidade de Passos que talvez, a continuar assim, logo, logo estará na frente de Varginha neste quesito.
A Administração Municipal, tempo atrás, se gabou por ter em mãos mais de vinte cartas de intenções de empresas.
No fim, somente uma fábrica de capacete vem, e olhe lá.
Kkkkkkkkkkkkkk
Varginha, cozida sobre fogo modorrento.
Não se preocupem !!
Quanto mais dificuldade, mais próximo estaremos da VITÓRIA !!
A vida tem de ser árdua e DURA conosco.
Só assim VENCEREMOS !!!
Sejamos Leões !! Não cordeiros !!!