Matéria atualizada na sexta-feira 10/12/2012
Na noite dessa segunda-feira tirei uma foto da árvore de Natal na Praça do ET. Ficou bonita.
A decoração de Natal foi instalada na Praça da Fonte, na Praça do ET e em um trecho da Presidente Antônio Carlos.
E só.
Ontem tentei falar com o secretário de Turismo e Comércio, Barry. Liguei de sete da manhã até de noite.
Ele estava em um seminário na cidade de Juiz de Fora.
Mas consegui falar com o vice-prefeito. Ciacci disse que a prefeitura está tentando conseguir mais decoração para as outras ruas.
Afinal de contas o comércio de Varginha não se restringe ao trecho da Presidente Antônio Carlos entre a Cemig e a Joalheria Central.
Tem o lojista da Delfim Moreira, do Sion, da Rui Barbosa, da Santa Cruz, São José.
Da Rio de Janeiro, a mais tradicional rua comercial de Varginha. Lotada nas manhãs de sábado. E parou de receber aquela iluminação de natal há uns 20 anos.
Eram lâmpadas pintadas, feias de dar dó. Mas estavam no comércio inteiro.
Voltando à Presidente Antônio Carlos.
Como se não bastassem os lojistas reclamando da falta de decoração, os enfeites do calçadão da Presidente Antônio Carlos impedem a passagem de caminhões de mercadorias.
Perguntei a lojistas se fica caro fazer o transbordo do caminhão para caminhonetes e essas fariam as entregas no centro.
Responderam que, com essa decoração de natal, não passa nem caminhonete na Presidente Antônio Carlos.
O vice-presidente Ciacci disse que já pediu para tentarem colocar um suporte e subir a decoração.
Conversei ontem com a empresária Marly do Oba Oba. Ela disse que a decoração deve ser para todos: “Só para um lado não serve”.
Ou seja: coloca nas ruas todas, em vez de colocar só na Presidente Antônio Carlos entre a Cemig e a Joalheria Central, ali na esquina do Clube de Varginha.
Reclamou que o trânsito foi interrompido em pleno sábado de manhã, dia em que o comércio mais vende, para instalarem a decoração.
Perguntou: por que não fazer isso em um domingo, quando as lojas estão fechadas?
Por fim, desabafou: parece que tem alguém contra o comércio do centro.
Finalizando: quando era moleque, o centro de Varginha era uma das áreas mais valorizadas da cidade. Com o tempo, o local começou a decair, chega a lembrar os centros do Rio e de São Paulo, onde tem um monte de cracolândia. Tomara que isso não chegue aqui. E tomara que as outras ruas do comércio de rua de Varginha sejam lembradas. Se correr dá tempo. Hoje é dia 7 de dezembro.
ACIV
Quando escrevi a matéria, recebi várias reclamações de lojistas insatisfeitos com a decoração de Natal. Confesso que acabei publicando a reportagem sem ouvir a Associação Comercial. A diretoria da ACIV enviou o texto abaixo com seu posicionamento a respeito do assunto. Leia:
“Realmente os lojistas tem razão em reclamar sobre a pouca iluminação do centro comercial de Varginha em época de Natal. O lojista merece muito mais do que que foi feito pois o comércio gera empregos e paga impostos.
[ ] E essa foi uma reivindicação que fizemos durante todo ano a Prefeitura de Varginha : iluminar todo o centro comercial da cidade.
[ ] Entretanto, temos consciência que nem tudo o que é pedido é possível de se fazer. A cidade tem muitas prioridades. Entendemos o esforço que o Prefeito Verdi fez em iluminar uma parte do centro.
[ ] Já que não foi possível termos o centro comercial todo iluminado, ter uma pequena parte é melhor do que nada. Essa parte foi definida pela Prefeitura, seguindo critérios técnicos.
[ ] Até o último minuto brigamos pela iluminação da Rua Delfim Moreira recém revitalizada. Entretanto o Secretário de Comércio insistiu que não seria possível devido aos poucos recursos.
[ ] Estamos trabalhando em parceria e acreditamos que no natal de 2022 a prefeitura já poderá acolher a sugestão da Aciv e fazer um grande projeto de iluminação para valorizar o centro comercial. Inclusive o Sebrae já contratou uma profissional de Gramado para fazer um grande projeto .
[ ] Neste grande projeto que envolve Aciv, o SEBRAE e a Prefeitura, vários bairros serão contemplados, inclusive pontos estratégicos da cidade , porque nós entendemos que o comércio é muito mais do que o centro, é também , e principalmente o comércio de bairros.
[ ] Da mesma forma em relação ao projeto de revitalização, estamos também trabalhando em conjunto com a prefeitura.
[ ] Brigamos pelo projeto , queremos calçadas mais largas, mas também queremos estacionamento . Queremos wi-fi gratuito, mas teremos também queremos mais limpeza.
[ ] A cada etapa que seria feita o prefeito prefeito Verdi pediu que o secretário William trabalhasse em conjunto com a Aciv. E assim foi feito. Assim é que as coisas funcionam. Sem vaidade e com união de esforços pelo bem comum.
[ ] Fizemos pesquisas em todos os quarteirões alertando sobre as dificuldades no período de obras.
[ ] Em recente pesquisa realizada pelo Instituto Rede , a maioria da população (58%) afirmou que aprovou o projeto de revitalização ( bom e ótimo ). Portanto , imaginamos que tenha sido muito bom que a Aciv o tenha reivindicado e que a prefeitura o tenha executado pois atendeu a maioria da população.
[ ] É claro que ainda falta muita coisa, como por exemplo mais estacionamentos e uma área azul eficaz.
[ ] Mas o prefeito já se comprometeu conosco de dar prioridade a isso logo no início do ano.
[ ] Não temos problema nenhum em fazer críticas ou elogios à Prefeitura, no entanto essa diretoria entende que tudo que pode ser feito, está sendo feito, dentro dos limites orçamentários.
[ ] Hoje a população conta com calçadas mais largas e que trazem mais conforto para que as famílias possam realizar suas compras com segurança”.