Ana Vitória, de 20 anos, é natural de Bocaina de Minas e se prepara para a disputa do mundial amador de MMA.
A competição será em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, na próxima semana.
Ela é companheira de treino de Amanda Ribas em Varginha e tem ela como inspiração, além de amiga e conselheira.
“Quando eu vim treinar em Varginha, virei companheira de treino da Amanda. Hoje em dia posso falar também que é uma grande amiga, pois além de ser uma grande campeã ainda me ajuda a seguir o mesmo caminho que ela”, disse Ana Vitória.
Ela também diz que se sente muito grata por ter alguém tão próxima para ela poder se espelhar. Ana deseja seguir o campeonato, trazer um bom resultado, se prossionalizar e disputar outros eventos.
O mundial amador de MMA começa na segunda-feira (24/1) e vai até o sábado. Vitória revela que é um torneio criterioso e que é preciso cumprir vários requisitos para participar.
“Até então, não lutei um campeonato tão importante quanto esse. Vai ser o mais importante até agora”, explicou.
Preparação
Desde que foi selecionada para a competição, Ana Vitória revela que os treinos ficaram ainda mais intensos. Marcelo Ribas, pai da Amanda, e a própria lutadora do UFC montaram suas atividades.
“A preparação foi intensa desde o dia que soube que teria essa oportunidade. A gente bolou todo um treinamento, eu o mestre Ribas, a Amanda, o pessoal da academia. Fiz um treinamento até diferente do que eu já fazia, mais intenso, mais focado. Estou treinando entre três e quatro vezes por dia, às vezes até no sábado e no domingo. É uma preparação diferente da que eu faço nos últimos anos”, contou a atleta.
Agora com 20 anos, a lutadora se iniciou nas artes marciais aos 6 anos pelo judô. Depois disso, foi campeã mundial de jiu-jitsu e, depois, migrou para o MMA.
“Logo depois eu fui para o jiu-jitsu e o que era para ser só um hobby, só uma atividade física, acabou virando minha profissão. Desde que eu comecei eu nunca mais parei de treinar.”
Ana conta que é quatro vezes campeã mundial de jiu-jitsu, nove vezes campeã brasileira e três vezes campeã sul-americana. Quando completou 16 anos, começou a praticar MMA. A atleta é campeã mineira de MMA, está na seleção mineira e tem duas lutas com vitórias nos campeonatos nacionais.