A equipe de handebol masculino de Varginha sub-21 disputou a fase final do Campeonato Mineiro Júnior.
Foi no último final de semana, de 17 a 19 de dezembro, na cidade de Pitangui.
A primeira fase foi disputada em Pará de Minas no inicio do mês.
Varginha se classificou em primeiro do Zonal vencendo as equipes de Manhuaçu, ABESC de BH e Ipatinga.
Na final, no domingo (19/12), Varginha enfrentou a equipe de Ituiutaba.
O primeiro tempo terminou em 23×18 para Varginha.
No segundo tempo Varginha usou da estratégia do desgaste físico, já que a equipe adversária tinha poucos atletas no banco.
Impôs um ritmo de jogo mais acelerado e utilizando todo seu banco de reserva, chegando a abrir 6 gols de vantagem faltando 5 minutos para finalizar o jogo.
Nesse momento a equipe mudou a estratégia usando todo o tempo possível no ataque para que a equipe de Ituiutaba não pudesse alcançar os gols necessários para mudar o placar, vencendo pelo placar de 38×36.
Além de campeã, alguns atletas da equipe tiveram destaque na competição como o goleiro Lucas Zamboti como melhor goleiro da competição, Gabriel Izler como melhor ala esquerda e vice artilheiro com 50 gols apenas com 1 gol de diferença do primeiro colocado, e a melhor técnica da competição, Maria Virgínia Barbosa (Maví).
‘Foi uma competição com um alto nível técnico apesar da pandemia, notava-se que todas as equipes estavam jogando com muita vontade pelo título. Mas conseguimos alcançar o objetivo e sair vitoriosos na competição, essa equipe treinou muito para chegar a esse resultado, enfrentamos muita chuva, frio e calor nos treinamentos, falta de quadra devido a pandemia. Foi muito suor, dor e lágrima pra chegar onde chegamos. Estou muito orgulhosa do meus atletas. Outro ponto determinante na competição foi o papel do nosso auxiliar técnico Renan, que no banco de reserva fez milagre para trazer os jogadores de volta ao jogo por causa de pancadas e desgaste físico típico do handebol, nos dois trabalhamos com muita sincronia e foi ótimo. E fiquei muito feliz também em saber que a tanto nossa equipe, quanto a equipe de Ituiutaba, têm técnicas mulheres, foi muito legal ver uma final entre duas técnicas em um ambiente dominado pelos homens e além de nós duas tínhamos uma árbitra e uma mesária na final, é importante mostrarmos para as mulheres mais jovens que existe espaço no esporte para nós. E para finalizar queria agradecer a todos que nos apoiou nessa competição, pode ter certeza que foi muito importante para nós, agradecemos de coração por tudo. Esse título inédito no currículo de Varginha só foi possível graças a todo esse apoio e a Prefeitura de Varginha através da Secretaria Municipal de Esportes. Lembrando que o campeão Mineiro ganha o direito de disputar o Campeonato Brasileiro Júnior no ano de 2022, então vamos nos programar, buscar parceiros, melhorar nossos treinamentos para ter a possibilidade de disputar o Brasileiro ano que vem com força total”.
Técnica“Maví”