13 anos após o anúncio da construção do Memorial do ET, o local segue sem ter referências sobre o famoso caso do ET de Varginha, informou a EPTV em matéria divulgada esta semana.
A prefeitura, porém, garante que deve instalar ainda este ano um museu da ufologia no local.
O anúncio do projeto Memorial do ET foi feito em 2008. Com investimento de R$ 1,2 milhão, a construção sofreu um interrompimento tempos depois quando a empresa responsável faliu. Desde então, houve várias prorrogações no prazo de entrega. O prazo inicial era 2013.
Hoje, a Secretaria Municipal de Turismo usa o prédio. O Secretário Municipal de Turismo e Comércio, Barry Charles Silva Sobrinho, garante que, ainda esse ano, o local terá outras utilidades.
“Um interior bem interativo, realmente que se faça a função memorial do ET, contando um pouco da história da vinda extraterrestre em Varginha, da aparição em 1996. Estaremos aqui projetando um interior interativo e atrativo para os turistas. Teremos planetário e observatório, para poder receber os visitantes”, contou.
A parte superior do Memorial, que está vazio, abrigará o museu da ufologia. Segundo a Secretaria de Turismo, em seis meses haverá painéis interativos e monitores que contarão sobre o caso. O Memorial do ET também receberá um observatório com um telescópio.
Enquanto não há museu, observatório ou planetário, o artista plástico Gleiber Paiva tem usado o local. Ele se dedica a esculpir 12 novos ET’s em fibra de vidro que serão espalhados pela cidade.
Várias pessoas costumam visitar o Memorial. O caderno registra uma média de 300 visitantes mensais. Alguns deles do exterior. Conforme o secretário, isso é motivo suficiente para gerar bastante otimismo para o turismo local com a implantação do museu.