O primeiro evento presencial realizado pela Fundação Cultural de Varginha desde março de 2020, começa nesta quarta-feira (17/12)
As atividades serão realizadas na antiga Estação Ferroviária de Varginha, no centro da cidade.
Estão previstas apresentações de músicas, dança, vendas de livros de escritores da cidade e de outros municípios e venda de artesanato.
A abertura está marcada para às 19h, com a presença do prefeito Vérdi Lúcio Melo, do vice-prefeito Leonardo Ciacci, do diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, de vereadores e autoridades do município.


O evento terá como apresentador o jornalista e diretor da TV Princesa, Nyei Nadeia.
Confira a programação:
Artesanato
O público poderá adquirir lindas peças confeccionadas por 14 artesãs associadas à Associação dos Artesãos e Artistas Populares de Varginha (Assoart), à Associação Varginhense de Economia Criativa (AVEC) e à Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Varginha e Região (AAPIVR).
Horário: 14h às 22h
Orquídeas
O Orquidário Lumani, de Varginha, promoverá a venda de diversas espécies de orquídeas, além de cactos e suculentas.
Horário: 14h às 22h
Literatura
A Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas (Apesul) será representada por cerca de 27 escritores, que farão a venda de livros, lançamentos, bate-papo sobre literatura e declamação de poesias nos intervalos das apresentações musicais.
Horário: 14h às 22h
Dentre os escritores, está Gisele Toledo, autora do livro O Vento nos Canteiros de Hortelã. Que estará na estação nesta quarta-feira, na mesa da 14.
Veja a sinopse do livro: A saga de três gerações de mulheres deste romance histórico revela o passado e dialoga com nosso tempo. Ao retratar o Brasil à beira da abolição da escravatura, no século XIX, o arco narrativo remete a questões da atualidade. O enredo envolvente expõe raízes e mecanismos das contradições sociais, questões sobre gênero e racismo. Heranças daquela época, mas cuja repercussão ainda permeia debates contemporâneos, no século XXI.


Caricaturas
O ilustrador Ender Oliveira, autor da logo do evento e de outros projetos da Fundação Cultural, como o 5ª da Boa Música e Museu Municipal, fará caricaturas do público.
Horário: 17h às 22h
Troca de livros
Você tem algum livro repetido ou já lido parado aí na estante? A Biblioteca Pública promoverá um espaço para troca dessas publicações. Para participar, o leitor deverá levar uma obra usada, mas em bom estado de conservação e poderá escolher dentre outras que estiverem disponíveis. Poderão ser trocados livros de literatura em geral, infantil ou juvenil, não didáticos e não técnicos.
Horário: 16h às 21h
Apresentações musicais e de dança
Boa parte das apresentações musicais possui a atuação de alunos e professores do Conservatório Estadual de Música de Varginha.
- Quarta-feira (15/12)
- 19h: Jeferson Bertoldo (vocal), Juliano Marangão (violão) e Maxwel Boareto (viola caipira) | Músicas Natalinas
- 19h30: Coral Encantarte – Igreja do Mártir São Sebastião | Músicas Natalinas
- 20h15: A Little Concert – Millena Castro (vocal) e Douglas Rosa (guitarra) | Pop Rock Nacional e Internacional
- 21h30: Hudson Lebourg (voz e violão) | Músicas Cristãs
- Quinta-feira (16/12)
- 18h30: Arte da Música – professores Marcos Bichara (saxofone) e Luciano Ferreira (violão) | MPB, Jazz e Blues
- 19h45: Floreio de Minas – Andréa Arriel (vocal), Letícia Alves (violão), Aline Souza (flauta) e Rachel Teixeira (cajón) | MPB, Samba, Bossa Nova e Pop Rock
- 21h: Grupo de Choro Cochichando CEMVA – Mayke Henrique (cavaquinho, bandolim e voz), Felipe Batiston (violão), Mayara Blanco (voz), Fernando e Élcio (cavaquinho) | Choro e Samba
- Sexta-feira (17/12)
- 18h: Jaqueline Nicolau (voz e violão) | MPB
- 18h40: Style Hop Dance Company | Hip Hop
- 19h: Marcelino Diogo Leite (violão instrumental) | MPB
- 19h40: Paola Mahsati | Dança árabe
- 20h30: Só Raiz – Adilson Ferreira (viola caipira), Roberto Bach (viola caipira), Moises Dominguete (acordeon) e Arnaldo Ferreira (viola caipira) | Sertanejo raiz instrumental