O aumento nos furtos de cabos e padrões de energia tem sido motivo de preocupação para comerciantes de Varginha. Os casos têm acontecido com frequência na região e a Cemig alerta para riscos de acidentes nesse tipo de furto.
Segundo a companhia, em 2021 houveram furtos de mais de 6 km de cabos de energia. O prejuízo chega a R$ 1 milhão.
Até março deste ano, já foram furtados quase 2 km de cabos. Uma empresa em Varginha está há dois dias sem poder trabalhar.
Na madrugada da última terça-feira (10/5), além do padrão de energia, houve o furto de alguns cabos. O dono soube através de vizinhos ainda durante a noite. Ele contou que fez o boletim de ocorrência e acionou a Polícia, que encontrou o suspeito pelo furto.
Na empresa ao lado, foi necessário colocar proteções tanto na caixa quanto na tampa que dá acesso aos cabos de energia. Segundo o gerente do local, a sensação é de falta de segurança e medo.
Em um dos casos, imagens do circuito de segurança registraram a ação dos infratores. O vídeo mostra uma pessoa tentando arrombar as caixas de energia elétrica, mas sem sucesso. O suspeito acabou se ferindo e marcas de sangue ficaram no local.
A Cemig alerta para o risco de acidentes nesse tipo de furto. Tentar retirar equipamentos eletrificados pode provocar ferimentos graves e até morte.
Quem teve seu padrão de energia furtado, deve entrar em contato com a Cemig para que um técnico especializado possa fazer os reparos.
As informações são do G1 Sul de Minas.