A PM de Meio Ambiente de Varginha montou uma operação na manhã dessa quarta-feira (19/1), após denúncia sobre pesca predatória no Lago de Furnas em Pontalete.
Uma equipe chegou no Distrito de Três Pontas, levantou informações e usou um drone para identificar o imóvel. O local armazenava uma grande quantidade de pescado para o beneficiamento e comércio. A PM deteve três rapazes de 22, 28 e 32 anos e os conduziram ao quartel da cidade.
De acordo com a Sargento Mirela Maciente Botrel, há indícios de que a captura dos peixes foi feita neste período da Piracema.
O período começou em novembro e termina apenas no fim de fevereiro. Durante a Piracema os peixes se reproduzem e a pesca é proibida por lei no Lago de Furnas e em outros recursos hídricos da região.
Segundo a polícia, um dos flagrados no local é um pescador profissional que não apresentou declaração de estoque. Os outros dois estavam auxiliando no beneficiamento dos peixes para aa venda na região.
No barracão, além de vários materiais para a pesca e a embalagem do pescado, a equipe apreendeu 925 kg de peixes, sendo 895 kg de espécies variadas e nativas e mais 30 kg de espécie exótica como traíra, lambari, entre outras.
Os três receberam multas. Somando os valores chegam a 22.956,00 UFEMG, o que ultrapassa R$100 mil. Eles têm 20 dias para recorrer.
Um veterinário da prefeitura avaliou os peixes e aprovou o material para consumo.
A Escola Caic recebeu o pescado e armazenou em freezers para servir na volta as aulas. Cerca de 850 crianças vão se alimentar no Caic.