Está em circulação no Instagram um novo golpe que consiste em enganar as pessoas oferecendo produtos nos Stories por preços bem baixos.
Golpistas invadiram o perfil no Instagram da diretora Natalia Warth, de 38 anos no dia 4 de janeiro. Para ter acesso a sua conta, os criminosos a induziram a clicar em um link onde ela supostamente concorreria a um jantar em um restaurante.
Após a invasão, os golpistas passaram a publicar stories no perfil de Natalia, oferecendo celulares, geladeira, televisão e videogames. Nos stories os golpistas, se passando por Natalia, diziam estar se desapegando dos produtos, por isso o valor mais baixo.
Por exemplo, um iPhone 12 Pro Max de 256 GB que geralmente está disponível nas lojas por mais de R$ 8,3 mil, os bandidos ofereceram o mesmo no valor de R$ 4,8 mil nos Stories. Amigos e familiares, acreditando se tratar de uma boa oferta, acabaram fazendo a transferência.
De acordo com a diretora, pelo menos três pessoas caíram no golpe, com algumas tendo feito transferências de mais de $5 mil. O dinheiro foi depositado em duas contas diferentes, uma do Itaú e outra do Nubank.
“Eu só percebi o que havia acontecido quando uma pessoa que eu não falava havia muito tempo me telefonou. Comecei a tentar avisar as pessoas, mas algumas já haviam caído no golpe”, lamentou.
Além de ter de alertar os amigos, Natalia não está conseguindo suporte do Instagram para recuperar a conta. Segundo a diretora, ela já fez vídeos para o Instagram para comprovar sua identidade, mas ainda não obteve resposta. Enquanto isso, os golpistas seguem se passando por ela em seu perfil.
Liz Terra, jornalista de 31 anos, passou por uma problema parecido. Ela clicou em um link supostamente enviado pela LATAM por SMS e também teve seu perfil hackeado. Liz, porém, conseguiu seu perfil de volta após o bandido devolver a conta.
A jornalista, antes de recuperar seu perfil, passou pelo mesmo processo de verificação no Instagram que Natalia, mas também não obteve resposta.
Como se proteger
Para Waldo Gomes, diretor da NetSafe Corp, empresa especializada em segurança digital, as redes sociais deixaram há muito tempo de ser um passatempo para se tornar um negócio. “A simples perda de um perfil pode causar perdas financeiras consideráveis para o dono da conta e seus seguidores”, disse.
O diretor recomenda sempre atualizar o aplicativo e usar todos os métodos de segurança possíveis, como autenticação em dois fatores, aplicativos de autenticação, solicitações de login, códigos de reserva e outros. “Além disso, monitore suas atividades de login e faça verificações de segurança periodicamente, seguindo as sugestões que o aplicativo recomenda”, explicou.
Waldo também deu dicas para evitar cair nos golpes, mesmo que o perfil seja de alguém que você conhece e confia. “Se a pessoa nunca fez isso antes, os valores são extremamente atrativos e solicitarem Pix para a conta de uma terceira pessoa, é quase 100% de chances de que a conta foi invadida e trata-se de um golpe”, alertou.