Enquanto os primeiros filósofos foram chamados de pré-socráticos e buscaram a descoberta de todo o princípio originário do universo, lógico, viveram antes de Sócrates, o qual modificou os rumos da filosofia grega.
O método pré-socrático buscava afastar a opinião e alcançar o conhecimento. Para Sócrates, somente após a falsidade ser afastada, só assim a verdade poderia emergir.
Sendo assim, o seu método de investigação é composto por dois momentos, a ironia e a maiêutica (jogo dialético de perguntas e respostas).
Sócrates ensinou, segundo os escritos de Platão, que o sistema filosófico é o valor do conhecimento humano, ele incentivava o homem a perceber que a sabedoria é o conhecimento da própria ignorância. Por isto sua célebre frase: “Só sei que nada sei”.
Após estudarmos os conceitos de Sócrates através de seus sofisticados e profundos diálogos com seus discípulos, entre eles Platão, que como já dissemos, foi quem transmitiu para a posteridade, pois Sócrates não deixou nada escrito, assim como Jesus Cristo, nós concluímos que, com todo legado destas dádivas de dois pilares da moral, quando o mundo poderia se tornar numa vibração esplendorosa de melodia, harmonia e ritmo, os homens preferiram partir para os princípios utilitaristas, que duram até hoje.
Não vamos aprofundar na filosofia, afinal os primeiros filósofos eram autodidatas, seus pensamentos eram lastreados pela lógica e a observação do sistema, em que pese, haver discordâncias entre eles, tudo nos levam a crer que as controvérsias entre estas grandes mentes trouxeram até nossos dias grandes ideias, e como o tempo é o senhor da verdade, surgiram mais homens que insistiram na busca de mudar ou aperfeiçoar conhecimentos, os quais são lembrados nos ensinos de todas às ciências estudadas até hoje – alguns já obsoletos – mas insistem em ensinar o errado.
Às ciências, em que pese sua volatilidade, estartou grandes avanços que impulsionaram uma tecnologia sem freio, pois à evolução da informática é exageradamente aperfeiçoada e cada vez com acessórios e ou equipamentos menores e mais rápidos, deixando-nos perplexos imaginando um paradeiro.
Sócrates já previa que a verdade só poderia emergir se afastássemos a falsidade, o que para nós significa que o homem pode chegar ao apogeu da fama, seja por ter dinheiro, dons ou poder mas ele nada será se a verdade não estiver com ele.
Sócrates preferiu ser condenado a beber um veneno chamado cicuta (planta venenosa), por não ter que se dobrar a sua verdade, adorando falsos deuses gregos.
Achamos que os pensadores da antiga história tinha uma mente virgem, livre de preconceitos e tradições – portanto tinham extraordinárias inteligências, contudo as descendências abandonaram o caráter, por isto o mundo de hoje, a par dos avanços e confortos, não passa de um lixão cheio de ódio, onde os homens perderam a noção do bem, do belo e do bom e da sua curta e ilusória existência.
Por este motivo, inventamos um título para este texto, que esperamos que valha como reflexão para todos nós brasileiros.
Com todo respeito, nós dividimos nosso povo em três bandas:
Banda pura estão os que pensam num futuro melhor e mais humano. Banda neutra são aqueles que estão pouco ligando para o perigo que vivemos hoje. Banda podre estão àqueles que fazem qualquer coisa para ferrar tudo e eles próprios, pois não pensam.
Agora, com certeza, estaremos na banda melhor para todos, se afastarmos a ignorância, corrermos das mentiras e irmos ao encontro de um Brasil protegido por Deus.
E a propósito, pelo pequeno protesto da cúpula de toda a Igreja católica, ela prevaricou pelo tamanho da gravidade do evento de Curitiba, que chocaram todas as religiões.
Que Deus Ilumine a Sua Santidade, o papa e sua fiel e organizada hierarquia, pois sabemos que é tão forte quanto a um exército de patriotas!
Luiz Fernando Alfredo
***As opiniões e conceitos emitidos nos textos assinados por nossos colunistas; bem como, a exatidão e procedência das citações e informações expostas são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Portanto, não refletem necessariamente a posição e/ou opinião da Argumento Jornalismo, proprietária do Blog do Madeira e Folha de Varginha; e de seu Conselho de Leitores.
Quer publicar seu artigo no Blog do Madeira? Fale com a gente pelo e-mail [email protected] ou se preferir, chama a gente no Whatsapp (35) 98859-6919.