• Anuncie aqui
  • Colunistas do Blog
  • Privacidade e Políticas
  • Contato
terça-feira, 24 de maio de 2022
  • Login
Blog do Madeira
  • Home
  • Notícias
  • Cotidiano
  • Colunas
  • Memórias de Varginha
  • Contato
Nenhum Resultados
Ver todos os resultados
Blog do Madeira
  • Home
  • Notícias
  • Cotidiano
  • Colunas
  • Memórias de Varginha
  • Contato
Blog do Madeira
Nenhum Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
 

Você está em: Home » Colunas » Livre Pensar » A paz em todos os sentidos 

A paz em todos os sentidos 

“Tudo é vaidade. Tudo se vai debaixo do sol. É como correr atrás do vento.” Eclesiastes

Vanilda Souza por Vanilda Souza
14 de maio de 2022
em Livre Pensar
A A
0
Perguntas que não querem calar

Vanilda Spuza

CompartilharCompartilharCompartilhar
PUBLICIDADE
 

     Todos nós, mortais, deveríamos ler e refletir sobre esta passagem bíblica do sábio questionando o trabalho do homem, o suor de seu rosto, a busca de riquezas e, por fim, a insatisfação, sobretudo nos mais ambiciosos. Por que citamos tal trecho? Pelo fato de estarmos permanentemente correndo atrás de interesses próprios, na busca de realizar os desejos, em sua maioria, materiais e, no final, descobrirmos o grande vazio interior, mesmo ao se obter “conquistas” significativas. A filosofia fez muito ao homem, enquanto ensinada nas escolas e lares. Daí a importância de sua volta à grade curricular: dar novo sentido à existência. 

     No cotidiano estressante, deixamos de lado reflexões que seriam úteis para vivermos mais equilibrados e menos perturbados. O tripé paz interior, paz social e paz ambiental, que norteia o Movimento Internacional pela Paz e Não Violência,  deve ser uma constante em nossas vidas. 

     Ler, questionar e elaborar as questões vitais nos eleva e até reconforta. A grande angústia moderna se origina na falta de introspecção. Sócrates continua mais atual que nunca com “conhece-te a ti mesmo”. O conhecimento e o entendimento de si permitem a maturidade de ações e o aperfeiçoamento do ser. Com isso, pode-se atingir, no silêncio, a paz interior. Ensinamento de grandes mestres da humanidade. 

     A partir daí se exerce a paz social, que inclui  respeito ao próximo, às diferenças de cor, raça, religião, sexo e, acima de tudo, de modo de pensar, já que temos o péssimo hábito de achar que nossa verdade deve prevalecer sobre as demais. Em casa, local mais difícil, buscar exercitar a paciência, a benevolência, a solidariedade, o afeto incondicional (como bem lembrou Francisco de Assis), a gratidão, o altruísmo, a compreensão e a caridade. Levar para o trânsito, trabalho, bairro, rua, enfim ao entorno tais virtudes é ato de paz social.  Seguir a justiça, a fé, a piedade, o amor, a perseverança, a mansidão, tão propalados por S. Paulo. Todos podemos  ser um facho de luz, em qualquer ambiente, e fazer a diferença. 

    Enfim, chegamos à paz ambiental, cuja dimensão fica fácil de compreender se estivermos imbuídos dos sentimentos acima. Respeitar a natureza, que nos supre, é imprescindível.  Animais, plantas, solos e água devem ser tratados com carinho. É da parceria humano/natureza que se dá a vida sobre o planeta. Tristemente se constata que o homem, em sua ambição, pensa poder reinar só sobre a Terra. Sem os recursos naturais, pereceremos. Então, por que insistirmos em poluir, desperdiçar e degradar nossas águas, nossos solos, dizimar o verde, matar os animais e todos os seres responsáveis pela harmonia e equilíbrio do ecossistema?  Com a palavra, o bicho homem. 

Paz pela paz. 

Obs.: o artigo vem no momento em que o país,  tomado  pela polarização política, foca numa guerra ideológica inócua, quando o que deveria ser levado em conta é o povo, enquanto nação, suas necessidades mais prementes, com vistas ao desenvolvimento sustentável. Vivenciamos mazelas, como desemprego, fome, violência, descaso com os menos favorecidos, minimizados algum tempo, e agora reverberando mundo afora. O ódio vem sendo disseminado e motivado por aqueles que deveriam planejar e atuar em prol do crescimento com menos desigualdades sociais.

Vanilda Souza Marques

Jornalista e ambientalista

***As opiniões e conceitos emitidos nos textos assinados por nossos colunistas; bem como, a exatidão e procedência das citações e informações expostas são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Portanto, não refletem necessariamente a posição e/ou opinião da Argumento Jornalismo, proprietária do Blog do Madeira e Folha de Varginha; e de seu Conselho de Leitores.

Quer publicar seu artigo no Blog do Madeira? Fale com a gente pelo e-mail [email protected] ou se preferir, chama a gente no Whatsapp (35) 98859-6919.

Comentários

Tags: EclesiastesVanilda de Souza
CompartilharEnviarCompartilharEscanear
 

Blog do Madeira no Google News

Acompanhe as notícias de Varginha e Sul de Minas e muito mais na palma da sua mão.

Siga-nos

Matéria Anterior

‘Clube da Esquina’ é eleito o melhor disco brasileiro

Próxima Matéria

Cuidado para não matarmos os sonhos das pessoas

Vanilda Souza

Vanilda Souza

Jornalista e ambientalista com atuação em vários jornais, entre eles, Diários Associados, O Estado de São Paulo, Diário Popular, Correio do Povo-Porto Alegre. Escreveu para revistas do Grupo Abril, Informa Publicações Especializadas Ltda. Criou juntamente com o saudoso agrônomo Antônio Ernesto Coelho, o jornal Ambiente Inteiro, colaborou na criação da SOS Mata Atlântica . Por fim, atuou no Estado de Minas e escreveu o livro Pedaços de Minas e de sua Gente na Visão de uma Repórter. Gosta de vinho, política e fotografia.

Publicações Relacionadas

Nenhum conteúdo disponível
Próxima Matéria

Cuidado para não matarmos os sonhos das pessoas

Vereador cobra solução para bueiro que está entupido há anos no Parque do Retiro

Vereador cobra a construção de CEMEI no Canaã

Social Etiqueta: confira os aniversários da semana

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE
 
 

COLUNAS & OPINIÕES

Pra casar no Civil

Regimes de bens “Pra Casar”

por Isabela Simões
24 de maio de 2022
0

Pelés e Messis da música

A dança da minha avó

por Alexandre Braga
22 de maio de 2022
0

Sobre sábados

Aula de teatro

por Luiz Gustavo
22 de maio de 2022
1

Outono – Inverno 2022

Outono – Inverno 2022

por Gabriella Petrucci
21 de maio de 2022
0

Como acreditar no sistema

por Luiz Fernando Alfredo
21 de maio de 2022
1

COMENTÁRIOS RECENTES

  • Reis em Como acreditar no sistema
  • Claudiney Santtos em RTS abre vagas de emprego em Varginha e Três Corações
  • Cris Humberto em Aula de teatro
  • Cris Humberto em Insistindo na caminhada para o abismo
  • Reis em Vandalismo deixa varginhenses sem água mais uma vez

Portal de notícias sul-mineiro com publicações diárias de tudo que acontece em Varginha e no Sul de Minas. Fundado em 14 de dezembro de 2007 pelo jornalista profissional, advogado e radialista Marcus Madeira, o Blog do Madeira é, há 6 anos consecutivos, eleito pelos internautas o melhor portal de notícias de Varginha, segundo pesquisa de opinião do projeto Minha Melhor Empresa.

Nossas redes sociais

Somos associados à

Site Seguro

  • Anuncie aqui
  • Colunistas do Blog
  • Privacidade e Políticas
  • Contato

© 2007 - 2021 Blog do Madeira - Portal desenvolvido por Bloom Comunicação.

Nenhum Resultados
Ver todos os resultados
  • Todas Notícias
  • Colunas
  • Anuncie no Blog do Madeira
  • Contato

© 2007 - 2021 Blog do Madeira - Portal desenvolvido por Bloom Comunicação.

Seja bem vindo!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Login

Adicionar nova playlist