Oláa, meu leitorr!!
Vocês provavelmente já assistiram vídeos no TikTok ou no Instagram falando de uma tal coloração pessoal nessas últimas semanas. Mas você sabe a importância dela e qual a finalidade? E o que muda na hora de você comprar uma peça ou montar looks? Hoje, neste post, vou explicar tudo para você!
A primeira coisa que vocês precisam saber é o que é a coloração pessoal ou a chamada calorimetria. Ela é um teste de cores que fazemos através dos tecidos para avaliar a temperatura e a saturação da pele, assim descobrindo qual é o tom e o subtom ideal para a pele da pessoa.
O processo de análise se dá pela combinação da pele, veias, cabelos, pelos e olhos. Nossos tons são estudados, a temperatura também (quente ou frias), a profundidade (claras ou escuras), a intensidade (vivas ou opacas) e o nível de contraste (baixo, médio ou alto).
O teste deve ser realizado por um profissional da área de moda. Ele ou ela vão colocar um espelho na sua frente e uma faixa no seu cabelo para isolar o rosto. Com isso, vários tecidos serão colocados no seu ombro para observar as mudanças e contrastes que cada cor faz na pele.
Nós temos 12 categorias de cartelas de cores na qual são baseadas nas quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. Com isso, vou dar algumas dicas para quem não tem condições de contratar um profissional da moda para fazer o teste.
Olhe no seu armário e identifique quais cores você mais tem e mais usa. Qual delas te fazem sentir com a autoestima lá em cima?
Vamos alguns exemplos


Verão puro
Essa cartela de cores é indicada para quem tem uma pele bem branca com um subtom rosado. Essa cartela faz parte dos tons frios, mas ao mesmo tempo com um contraste baixo.


Inverno puro
A principal característica desta paleta de cores é o alto contrate com a pele muito clara, cabelos muito escuros e olhos escuros. As cores são mais frias e mais escuras.


Primavera clara
A pessoa tem um subtom de pele quente, puxado para o dourado, amarelo. Essa palheta traz mais tons suáveis, claros, puxando para alguns tons pastéis.


Outono profundo
Essa paleta tem contastes altos, ideal para peles opacas, cabelos mais escuros com subtons acobreados. E composta por tons elegantes com um equilíbrio entre a temperatura quente e profundidade mais escura.
Lembrando que essas dicas estão resumidas, pois somente um profissional da área poderá falar com propriedade sobre suas cores através de uma consultoria.
E aí, gostaram do tema? Deixe nos comentários suas curiosidades ou dúvidas.
Até a próxima semana!
Gabriella Petrucci
***As opiniões e conceitos emitidos nos textos assinados por nossos colunistas; bem como, a exatidão e procedência das citações e informações expostas são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Portanto, não refletem necessariamente a posição e/ou opinião da Argumento Jornalismo, proprietária do Blog do Madeira e Folha de Varginha; e de seu Conselho de Leitores.
Quer publicar seu artigo no Blog do Madeira? Fale com a gente pelo e-mail [email protected] ou se preferir, chama a gente no Whatsapp (35) 98859-6919.