Centro de Excelência em Cafeicultura será inaugurado nesta quinta-feira em Varginha

Centro de Excelência em Cafeicultura será inaugurado na próxima semana em Varginha
Foto: cnabrasil

publicidade

O Centro de Excelência em Cafeicultura será inaugurado nesta tarde (26/10), às 14h, em Varginha. O local oferecerá cursos técnicos e de graduação para formar profissionais qualificados ao mercado de trabalho, além de realizar parceria para projetos que desenvolvam a cafeicultura em todo país.

De acordo com o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, o Centro é um exemplo de como o “Senar contribui de forma significativa para formar profissionais, gerar emprego, melhorar a qualidade de vida dos produtores de alimentos, de seus familiares, de trabalhadores, além de trazer competitividade e avanços sociais para o campo com uma produção cada vez mais sustentável”.

O local

O Centro de Excelência em Cafeicultura fica na Rua Luiz Dominguetti, 115, no Residencial Alto do Vale. O terreno foi doado pela prefeitura. O prédio tem oito blocos, e conta com seis salas de aula, quatro laboratórios (classificação, torra, moagem e degustação de cafés e cafeteria gourmet), três salas de informática, uma biblioteca, um auditório com capacidade para 260 pessoas e uma área de convivência. No total, são 5.100 m² de área construída.

Leia Também:  CDCA de Varginha abre processo seletivo

Foram investidos cerca de R$ 13 milhões  para a viabilização do empreendimento.

A proposta dos Centros é produzir conhecimento e incentivar a pesquisa, proporcionando aos alunos acesso a boas práticas de gestão, produção, comercialização e inovações tecnológicas e ampliando competências e oportunidades que promovam a competividade da cafeicultura nacional.

Cursos

O primeiro curso oferecido no local será o de Técnico em Cafeicultura. Reconhecido pelo MEC, o curso tem 80% da carga horária presencial e 20% a distância e começará em 2024. Além disso, será oferecido ensino a distância (EaD) da Rede e-Tec, como o Curso Técnico em Agronegócio, e cursos de graduação tecnológica a distância por meio da Faculdade CNA.

“Nosso objetivo será formar técnicos qualificados e competentes, uma das maiores necessidades do mercado. Por isso a importância de fazer parcerias com todos os elos da cadeia do agronegócio café e envolver as principais regiões produtoras do país. Ao final do curso, o aluno estará preparado para atuar em atividades antes, dentro e depois da porteira. Queremos ser referência na formação de técnicos em cafeicultura e em inovação e tecnologia nesta cadeia produtiva. Com isso, contribuiremos para o fortalecimento e competitividade da cafeicultura nacional, que tantas divisas traz para Minas e para o Brasil”, afirmou o diretor do Centro de Excelência, Roberto Barata.

Leia Também:  Pela primeira vez, Batalhão da PM de Varginha é comandado por uma mulher

“Os Sindicatos dos Produtores Rurais de Varginha e de toda a região também são importantes parceiros para capacitar os cafeicultores para que eles sigam firmes com seu trabalho de gerar riquezas para o estado e levar alimento para milhares de famílias”, complementou o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.

 

COMENTE ABAIXO:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade