Cidades históricas mesclam barulho e silêncio
A dica de turismo desta semana destaca o carnaval em algumas cidades de Minas Gerais, onde é possível aproveitar a folia em meio à multidão ou relaxar junto às belezas naturais.
A Associação das Cidades Históricas de Minas elaborou um roteiro para quem procura um carnaval cheio de tradição, beleza, agitação ou tranquilidade. Entre os destinos estão Ouro Preto e Diamantina.

OURO PRETO
A cidade espera receber cerca de 60 mil foliões entre os dias 12 e 17 de fevereiro. São mais de 50 blocos, escolas de samba e atrações musicais, que agitam o Centro histórico e as principais ruas da cidade. Nos distritos de Lavras Novas e São Bartolomeu haverá programação cultural e experiências junto à natureza.
As repúblicas de estudantes são opções de hospedagem, mas também há uma forte rede hoteleira tanto perto da folia, como em pousadas afastadas do Centro.
Em MARIANA, a folia com o tema “O mar de gente tem um gigante à frente”, reúne desfiles de blocos, escolas de samba e shows no centro histórico, incluindo o centenário bloco Zé Pereira da Chácara.
SÃO JOÃO DEL-REI E TIRADENTES
mantêm os blocos tradicionais, marchinhas, ocupação dos centros históricos e uma programação que valoriza a memória cultural.
DIAMANTINA
prepara o carnaval integrando cultura, preservação do Centro Histórico, que é Patrimônio Cultural da Humanidade, e atrações nacionais. A folia começou nessa terça-feira, dia 10 e vai até no dia 17, com a combinação entre blocos, cortejos e ocupação organizada das ruas do Centro.
POÇOS DE CALDAS
Uma intensa programação carnavalesca, com diversos ritmos e estilos, espalhadas por diferentes pontos da cidade, permitem vivências tanto de carnaval tradicional, com as marchinhas, como do carnaval moderno.
E quem deseja aproveitar os dias para descansar, tem opções em hotéis fora do Centro da cidade, com estrutura de atividades junto à natureza.
Cada cidade faz a divulgação oficial da sua programação de carnaval em redes sociais e sites oficiais da Prefeitura.
Há detalhes também neste link – https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/carnaval-nas-cidades-historicas-projeta-minas-com-tradicao-folia-e-opcoes-de-tranquilidade
NADA DE BARULHO
Quem não quer nada de barulho ou folia também tem opções em Minas Gerais. São Tomé das Letras e Aiuruoca já fizeram seus carnavais antecipados, e nos dias oficiais se tornam opções de passeios pelas ruas e junto à natureza, com trilhas, cachoeiras e grutas.

Veja também:
Projeto “Uma Voz e o Violão – Seresta com Lala Seresteiro” ocorre nesta sexta
Siga o BlogdoMadeira no Google News
Secretária da Argumento Jornalismo Ltda (BlogdoMadeira e Jornal Folha de Varginha). Estudante de Publicidade & Propaganda.


























