A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB lançou hoje (02/03) a Campanha da Fraternidade de 2022 (CF-2022).
Com o tema “Fraternidade e Educação” e o lema extraído de Provérbios 31,26 “Fala com sabedoria, ensina com amor”, a Campanha tem como objetivo despertar a solidariedade dos fiéis e da população em relação a um problema concreto que envolve toda a sociedade.
A evasão escolar, a perda de interesse pela educação e o atraso na aprendizagem são as principais preocupações apontadas pela CNBB neste ano.
De acordo com a presidência da CNBB, a campanha reflete sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva cristã. Nessa perspectiva, o ato de educar não é apenas de responsabilidade da escola, mas de toda a comunidade, incluindo a igreja, o estado e a família.
Para o Papa Francisco, a Campanha é a oportunidade para “reconhecer e valorizar a importante missão da Igreja no âmbito educativo”.
“Ao olhar para a sociedade hodierna, percebe-se de maneira muito clara a urgência em adotar ações transformadoras no âmbito educativo a fim de que tenhamos uma educação promotora da fraternidade universal e do humanismo integral”, destaca o Papa.
Números
Em dezembro do ano passado, um relatório publicado pela organização Todos Pela Educação afirmou que cerca de 244 mil crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos estavam fora da escola no segundo trimestre de 2021.
O número representa um aumento de 171% em comparação a 2019, quando 90 mil crianças estavam fora da escola.
História da Campanha da Fraternidade
A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela CNBB durante a Quarema, que são os 40 dias que antecedem a Páscoa. Essa é a terceira vez que o tema educação está em pauta. O tema foi objeto de reflexão e ação eclesial também em 1982 e 1998.





























