Bióloga do Zoológico de Varginha dá dicas para casos de aparições de animais peçonhentos

Bióloga do Zoológico de Varginha dá dicas para casos de aparições de animais peçonhentos
Fotos: Pixabay

publicidade

Animais peçonhentos são aqueles que possuem glândulas de veneno e que o injetam com facilidade por meio de dentes ocos, ferrões ou aguilhões. Estão inclusos nesse grupo, cobras, escorpiões, aranhas, abelhas, vespas, marimbondos e arraias.

Nas últimas semanas, o Blog recebeu vários relatos de aparições de animais peçonhentos como cobras e escorpiões em terrenos ou dentro de residências em Varginha.

Tendo esses relatos em mente, entramos em contato com Jaara Cardoso Tavares, bióloga do Zoológico de Varginha, para esclarecer algumas dúvidas sobres estes animais e quais os cuidados devemos ter com eles.

Flagra de cobra urutu dentro de casa, no bairro Vale das Palmeiras

Por que eles estão aparecendo tanto?

Segundo a bióloga, o aparecimento de cobras e escorpiões está diretamente relacionado às condições de abrigo e alimento para estes animais. Ou seja, mato, entulhos e existência de ratos e baratas que servem de alimento pra eles.

Ela também nota que as condições do clima são favoráveis. Nesta época do ano, com dias ainda quentes apesar de já ser outono, esses animais tendem a sair de seu habitat.

Flagra de cobra em parquinho na região da Igreja do Mártir

Cuidados

“Cuidados básicos seriam evitar o acúmulo de lixo e entulho nos locais próximos às residências e observar locais onde estes animais possam se esconder dentro de casa”, aconselhou.

Leia Também:  Neste calor, cuidado com escorpiões

Ela orienta que, em caso de acidentes, deve-se procurar atendimento médico, especialmente se for criança ou idoso.

Jaara diz que, em caso de cobras, não é possível identificar quais são peçonhentas sem saber primeiramente identificar a espécie. Já escorpiões são todos peçonhentos.

Em casos de aparecimento, as denúncias devem ser feitas para a Vigilância Ambiental de Varginha pelo número 3690-2230.

Leia também:

COMENTE ABAIXO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade